A travessia da fantasia.

Chega um momento na análise em que é necessário desencapsular a fantasia. Isso implica em desvelar as camadas imaginárias que compõe a fantasia e revelar seus elementos reais, muitas vezes dolorosos, que estão contidos nela. É um processo delicado, visto que requer um trabalho conjunto entre analista e paciente, no qual são explorados os significados e as emoções contidas na fantasia, buscando compreender seu funcionamento e sua função na vida do sujeito.

A abertura da fantasia proporciona a separação das partes constituintes da fantasia e reconhecê-las como elementos não pertencentes ao EU. Assim, o sujeito pode experimentar uma sensação de liberdade de escolha, já que agora é capaz de se distanciar dos enredos fantasiosos que antes governavam sua vida.

Esse desencapsulamento da fantasia sobre a pulsão abre caminho para o surgimento de um sujeito desejante, aquele que é capaz de fazer escolhas CONSCIENTES E AUTÊNTICAS. É um processo que envolve confrontar as fantasias idealizadas, confrontar as limitações e os conflitos inerentes à realidade. Ao confrontar a fantasia, o sujeito é impulsionado a confrontar e questionar a sua identidade, seus julgamentos de valores e suas aspirações, dessa maneira permitindo uma reavaliação de suas escolhas e abrindo-se para uma possibilidade de uma vida diferente, que antes parecia inacessível.

Essa abertura, essa caminhada em direção ao novo, essa nova aventura tem como ponto de partida a desconstrução das fantasias que mantinham o sujeito presos a padrões repetitivos e limitadores. Ao desvendar as partes constituintes da fantasia, o sujeito se depara com a complexidade de suas próprias motivações e anseios, e ganha a capacidade de transformar a narrativa de sua vida.

É importante ressaltar que esse árduo processo de desencapsulamento da fantasia não é um fim em si mesmo, mas sim um ponto de partida para uma NOVA jornada. A psicanálise busca oferecer ao sujeito a possibilidade de se tornar autor de sua própria história, rompendo com os scripts pré-estabelecidos e explorando caminhos até então desconhecidos. É um convite para a CORAGEM de se reinventar e construir uma vida mais autêntica e satisfatória.

É a partir da travessia da fantasia que descobrimos que tudo aquilo que acontece de bom em nossas vidas é responsabilidade nossa, não só isso, mas tudo de ruim também. Me relaciono mal com os outros, vou mal em meu trabalho, não durmo à noite… Fazemos uma psicanálise para nos tornarmos senhores da nossa própria vida, tomar as rédeas dela.

Aliás, eu colocaria que todo sintoma, em sua essência, está intimamente ligado à fantasia, até porque é a partir dela que criamos nossos sintomas, sejam qual for; depressão, ansiedade, insônia, agressividade, passividade, dependência emocional, falta de criação de laços sociais entre muitos outros. À vista disso é fácil dizer que se mexemos na fantasia, mexemos no sintoma.

E agora eu o convido mais uma vez a dar início a sua psicanálise online, essa jornada linda e também muito dolorosa de auto conhecimento.
Faça a psicanálise online, perca esse preconceito. # psicanalista online.

Rolar para cima